Conheça a Sala de Memória

A Sala de Memória é a primeira da Justiça Federal instalada no interior do Estado. A inauguração ocorreu no dia 22/06/2015. A criação da mesma tem como objetivo resgatar a memória da instituição no município.

Iniciado em 2012, o projeto foi desenvolvido pela Comissão da Memória Institucional do Rio Grande juntamente com o Núcleo de Documentação e Memória da Secção Judiciária do Rio Grande do Sul. O espaço é destinado à preservação da história e do patrimônio da Justiça Federal gaúcha (JFRS) como forma de divulgar sua atuação na sociedade.

O acervo é composto por autos findos, disponibilizados para consulta em meios físico e digital. Estão expostos no local os primeiros processos autuados e julgados na subseção, que versam sobre matérias previdenciária, fiscal e trabalhista e evidenciam o modo inovador de atuação da justiça rio-grandina, pelo pioneirismo em relação ao uso do sistema de processo eletrônico. Também estão expostos objetos, móveis e outros recursos imagéticos que ajudam a reconstruir o contexto institucional da Justiça Federal em Rio Grande. Na Sala, além do acervo fixo, também estão idealizadas exposições temporárias, a primeira é a “Do Porto à Plataforma”, que aborda a questão marítima sob vários aspectos, como preservação ambiental, pirataria, contrabando, importação e exportação.

A Sala de Memória possui cadastro e registro junto ao Sistema Estadual de Museus do RS, sob o nº 7.45, e está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, na sede da instituição.



http://www.furg.br/index.php?id_noticia=22749

http://www2.jfrs.jus.br/?p=7989

http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=3&n=47039

http://www2.jfrs.jus.br/?p=7869

http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=3&n=74174

https://www.youtube.com/watch?v=18mSsoFIvdc&list=PLHi-QiX_z1-ReJ5BCx6IErNkttotK-1HG&index=96&noredirect=1

http://www2.jfrs.jus.br/?p=22744

http://www.arquivologia.furg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=885:inauguracao-da-sala-de-memoria-institucional-da-justica-federal-subsecao-rio-grande&catid=6:noticia