Pesquise no acervo

Acesse o instrumento eletrônico de pesquisa, que está disponível on-line para os usuários do acervo:

https://atom.jfrs.jus.br/atom/index.php/justica-federal-do-rio-grande-do-sul?sf_culture=pt_BR

O instrumento de pesquisa contém apenas os processos descritos até o momento e que estão disponíveis para o público.

Um pouco sobre a descrição arquivística....

De acordo com a Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística, "o objetivo da descrição arquivística é identificar e explicar o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo a fim de promover o acesso aos mesmos". (ISAD (G), 2000, p.11).

Assim, como forma de disseminação do uso da normatização internacional de descrição - ISAD (G), podemos citar um dos mais conhecidos softwares de descrição e difusão da informação no meio arquivístico, desenvolvido pelo Conselho Internacional de Arquivos. Trata-se do ICA-AtoM, um software com plataforma web que permite customização específica para as instituições, seja em seu layout seja em suas possibilidades de busca e idioma.

O ICA-AtoM apresenta como campos para descrição, sendo identificado como uma interface que permite a criação de uma base de dados, que considera como requisitos de inserção de informações os mesmos pressupostos de descrição multi-nível e áreas de descrição colocados pela ISAD (G). Trata-se de uma base que permite inserção da representação da informação das unidades arquivísticas. 

A descrição multi-nível é aquela que compreende a soma de todas as descrições ligadas ao mesmo fundo, com as seguintes regras estabelecidas: representar o contexto e a estrutura hierárquica do fundo e suas partes componentes; representar com rigor o contexto e o conteúdo da unidade de descrição; e tornar explícita a posição da unidade de descrição na hierarquia. Ou seja, a descrição arquivística, independentemente de permitir a representação de itens, dossiês, séries e seções, sempre estará relacionada ao fundo, a unidade básica das intervenções da Arquivística. (CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS, 2000, p. 17).

Dessa forma, dentre os procedimentos realizados para a descrição dos processos estão desde a leitura da inicial do processo a ser descrito, dos documentos comprobatórios, dos anexos, e posteriormente, a leitura da sentença para assim saber o que ficou decidido. Entre os processos mais interessantes já descritos e que estão expostos na Sala de Memória estão o do BAHAMAS e o da INCA TÊXTIL.